IZDA participa do primeiro Retrofit realizado pela Rexroth para o setor de plásticos nacional • Izda - Automação Industrial em Joinville

IZDA participa do primeiro Retrofit realizado pela Rexroth para o setor de plásticos nacional

Primeiro Retrofit para o setor de plásticos no Brasil é realizado pela IZDA, distribuidor autorizado desde 1980

Desde o início da nossa história, a parceria com a Rexroth fez com que estivéssemos na vanguarda das soluções para as demandas das indústrias.

A busca constante pela atualização e aperfeiçoamento, acompanhando as tendências do setor industrial durante estes 38 anos sempre nos apresentou muitos desafios, sendo este o nosso principal “combustível”.

Representando localmente a Bosch Rexroth em Joinville (SC) e região, somos os porta-vozes das soluções hidráulicas para as empresas que buscam a melhor relação custo/performance e otimização dos recursos.

Confira abaixo (na íntegra) o case publicado na seção: “Aplicações de Sucesso” no site da Rexroth:

12_2017Atibaia, SP, 06-11-2018

Solução Rexroth amplia eficiência e vida útil de injetora de plástico da Mexichem

“Uma máquina mais eficiente e com vida útil prolongada” foi o desafio que a Mexichem apresentou à Bosch Rexroth através de seu Distribuidor Autorizado IZDA, de Joinville – SC. Com atuação nos setores de tubos e conexões, a subsidiária brasileira da Mexichem — líder na indústria química e petroquímica latino-americana — desejava, inicialmente, obter maior disponibilidade da sua injetora de polímeros, usada na fabricação de componentes plásticos. Para chegar ao resultado esperado, foram substituídos os dois motores do equipamento pelo motor hidráulico Hägglunds CAb, com o dobro de torque. Com isso, além do aumento de disponibilidade do equipamento, a injetora tornou-se mais eficaz, econômica e com menos necessidade de manutenção.
“Como os motores originais tinham menor torque específico, a máquina precisava de dois para funcionar. Eles eram unidos por uma caixa de engrenagem, aumentando a robustez mecânica. Porém, isso gerava três diferentes pontos para manutenção e ampliava consideravelmente a chance de que surgissem problemas”, explica Rafael Montoya, engenheiro de vendas da Rexroth.
Injetoras com dois motores em geral apresentam defeitos com maior frequência. Já o motor CAb faz com que o equipamento precise de menos manutenção — a expectativa é de que a primeira revisão só seja necessária quatro ou cinco anos após o início da operação. E isso reflete diretamente na vida útil da máquina, que é prolongada.
“A principal vantagem é eliminar a caixa mecânica, que costuma trazer muitos problemas de desgaste. Além disso, nosso motor é mais eficaz: consegue ter a mesma potência com menos peso, além de sofrer menos aquecimento. Com isso, a perda de energia é menor”, afirma Heinz Tietjen, também engenheiro de vendas da multinacional alemã.
O sucesso do projeto pode ser atribuído a busca da Mexichem Brasil por uma solução definitiva para um problema recorrente, pela excelência em produtos e serviços da Bosch Rexroth e o atendimento local do Distribuidor Autorizado IZDA, responsável pelo desenvolvimento de um acoplamento que facilitasse a instalação do motor CAb. Desta maneira, a adaptação pode ser realizada em um curto espaço de tempo.
O caso representou o primeiro Retrofit (modernização) realizado pela Rexroth para o setor de plásticos nacional. E graças ao sucesso do trabalho desenvolvido, a parceria com a Mexichem Brasil em breve deverá ganhar novos capítulos. “Passados seis meses, a Mexichem ficou tão satisfeita com a solução que pretende fazer o mesmo com outras três injetoras”, comemora Tietjen.

 

 

 

1
Olá. Nosso atendimento é de Segunda à Sexta, posso ajudar você, vamos conversar?
Powered by